terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mitos Alimentares ( COMER - de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer)

Este é o sonho dourado de todo mundo que está acima do peso: passar o dia inteiro comendo e, mesmo assim, ver o ponteiro da balança baixar. Os que defendem a tese argumentam que, comendo de 3 em 3 horas, você chega à mesa com menos fome, ingere porções menores, mastiga mais devagar e ainda acelara o metabolismo - o que aumentaria a queima calórica, levando ao emagrecimento. Sim, fracionar a alimentação pode ajudar você a diminuir a quantidade de comida em seu prato. Mas não garante um metabolismo turbinado. Até porque não existe uma única forma de torná-lo menos ou mais acelerado . São vários fatores envolvidos, que devem ser considerados individualmente.´´Peso, idade,sexo e atividade física contam muito na regulação do metabolismo``, diz o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Ele não está sozinho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), faltam estudos que comprovem que comer de 3 em 3 horas contribua para a manutenção da boa forma. Pelo contrário: é preciso considerar que existe um grande risco de você perder o controle das refeições intermediárias - ou seja, enfiar o pé na jaca. Pouco vai adiantar fracionar a dieta se você confundir lanches e guloseimas - o que acontece na maioria dos casos. ´´Salgadinhos,bolachas recheadas,bolos, chocolates definitivamente não são boas opções. Se seu objetivo é emagrecer, mão se engane: essas deliscadinhas não são inocentes``, diz Soares. Opções leves e saudáveis - como frutas, gelatina sme açucar, barras de cereal ( sem exagero), iogurte desnatado ou sanduíche de pão integral com queijo branco - sustentam e ajudam a manter seu nível de glicose estável, acalmando a gula. Não consegue resistir ás tentações do açúcar? O endócrino dá a dica: eleja o ´´ dia do doce`` e libere geral ´´ O problema não e´comer docinhos de vez em quando, e sim abusar todos os dias. A sacarose do açucar comum faz o pâncreas leberar muita insulina, dificultando a queima de gordura.``
É claro que encher o prato no café da manhã, almoço e jantar também não é a saída.´´A recomendação é comer menos, com mais qualidade e de maneira tranquila. Isso porque o cérebro demora pelomenos 15 minutos para liberar substâncias que agem sobre o centro da saciedade.Portanto, pegue leve e coma devagar``, aconselha o especialista da Unifesp. Além do cardápio saudável, é recomendavel se dedicar à prática de uma atividade física regularmente - essa sim, capaz de ajudar o metabolismo a manter o ritimo mais acelerado.






Matéria da revista Super Interessante - Edição Especial ( Mitos Alimentares) Jun 2010

Mitos alimentares ( DESINTOXICAÇÃO - limpa o organismo)


Quem não gostaria de eliminar todas as toxinas do corpo em um fim de semana, enquanto relaxa em meio à natureza? Claro, em príncipio isso parece ótimo. Tanto que clínicas e spas alerdeiam aos quatro ventos as maravilhas dessas faxina interna, que seria capaz de afastar dores de cabeça, cansaço e todo tipo de mal-estar. Esses tais tratamentos ´´purificadores`` costumam ser à base de sopas, sucos e chás ( muitos deles do tipo laxante), além de lavagens intestinais. A ideia, dizem é remover resíduos de pesticidas, aditivos, conservantes e outras substâncias químicas presentes nos alimentos e até no ar que respiramos.
´´Isso é tudo bobagem``, diz o gastrenterologista Bruno Zilberstein diretor do Serviço de Cirurgia do Estômago do Hospital das Clínicas de São Paulo.´´O corpo conta com os rins, fígado e trato gastrointestinal para dar conta da eliminação adequada de boa parte das toxinas``,diz. Claro que abusos alimentares podem sobrecarregar o organismo e provocar mal-estar. Então, se você fizer dieta líquida por um dia, sem gorduras e carboidratos, é possível que se sinta melhor. Mas isso não deve se transformar em um hábito.´´ Em exesso, a dieta líquida pode levar a uma hidratação exagerada, que não raro ocasiona insuficiência renal, já que os rins têm que trabalhar dobrado``, diz.Zilberstein também condena as lavagens intestinais.´´Além de prejudicar a flora intestinal, esse tipo de procedimento não traz benefício nenhum. E também pode lesar os rins, já que o organismo fica desidratado.``




Matéria da revista Super Interessante - Edição Especial ( Mitos Alimentares) Jun 2010
´´Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.``

Buda