terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Massagem para Gestantes

A massagem pré-natal ou durante a gravidez



Este tipo de massagens em grávidas é uma terapia corporal, dirigida às necessidades especiais do corpo da futura mãe, que lhe ajudará a sentir-se melhor, reduzindo o cansaço e o stress. Além disso, permitirá ativar a circulação sanguínea e aliviará a tensão e a dor das coluna devido às mudanças que se produzem durante a gestação e ao aumento de peso.


A gravidez é uma época em que o corpo sofre muitas mudanças. Algumas destas transformações são stressantes e incomodas para a grávida. A massagem pode ajudar a reduzir algumas destas incomodidades da gravidez.


É recomendável consultar o médico antes de começar a fazer qualquer tipo de massagem nesse período, pela delicadeza da situação pois não é recomendável para todo o tipo de gravidez.


A posição mais adequada para este tipo de massagem é a lateral, utilizando umas almofadas que são especialmente eficazes para dar comodidade. Depois das 22 semanas de gestação, dormir de barriga para cima pode provocar pressão nos vasos sanguíneos profundos pelo peso do bebê, e pode reduzir a circulação tanto da mãe como do bebê.


Não é recomendável nenhum tipo de massagens durante o primeiro trimestre devido às grandes transformações físicas e hormonais que sofrem as grávidas nesse trimestre. O segundo e o terceiro trimestre são as melhores épocas para começar a massagem pré-natal.


A duração ideal para as massagens pré-natais seria de uma vez por semana durante o segundo trimestre e duas vezes semanais ou mais durante o terceiro trimestre. Brevemente notarão os múltiplos benefícios que possui esta massagem.


                                      Benefícios das massagens durante a gestação

Alivia as dores nas costas.
Ajuda a combater e a eliminar a depressão ou ansiedade que algumas vezes acompanha a gravidez.
Reduz as varizes e combate a formação de estrias.
Regula os movimentos intestinais.
Ajuda a eliminar o cansaço pois proporciona um grande aumento de energia.
Ajuda a aliviar dores musculares e cólicas, tensão muscular, rigidez e outras dores.
Ajuda a uma menor retenção de líquidos.





Benefícios de uma boa Massagem

As massagens possuem benefícios para o corpo humano a nível do sistema nervoso, a nível dos órgãos internos e a nível subcutâneo. Vamos explicar mais detalhadamente cada um destes níveis.


Os benefícios das massagens a nível do sistema nervoso são:

Possui efeitos sedativos contra a dor.
Favorece o relaxamento físico e psíquico.
Reduz a tensão e a dor, prevenindo estados de stress, ansiedade e insónia.


Os benefícios das massagens a nível dos órgãos internos são:


Melhoria do funcionamento dos órgãos internos.
Ajuda a eliminar resíduos orgânicos.


Os benefícios das massagens a nível subcutâneo são:

Facilita a absorção de líquidos, prevenindo o inchaço.
Dissolve as acumulações de gordura, prevenindo desta forma a celulite.


Normas básicas das massagens



A técnica da massagem, na realidade é um gesto intuitivo como muitas ações da vida cotidiana, desde acariciar um bebê até massagear uma articulação que nos dói. De todas as formas, para que desfrutemos ao máximo da massagem e dos seus múltiplos benefícios, existem alguns conhecimentos básicos que devemos considerar:


  1. Todas as massagens devem ser agradáveis. Deste modo, devemos evitar movimentos bruscos ou dolorosos.
  2. Deve concentrar-se no que faz e estar atento às sensações que produzem.
  3. O ritmo da massagem é muito importante. Os movimentos originam ondas que se propagarão por todo o corpo.
  4. Uma mesma técnica de massagem poderá ser estimulante ou relaxante, tudo dependerá do modo que a aplicamos. Uma massagem forte e brusca é vigorante, enquanto uma lenta e regular pode relaxar e acalmar.
  5. Os gestos devem ser suaves sobre as zonas ósseas e mais fortes ou vigorosas nas zonas musculares.
  6. É muito importante o cuidado das suas mãos. O massagista deve ter mãos cuidadas e suaves. Também é importante o cuidado das unhas, para aproveitar ao máximo a capacidade da massagem com as pontas dos dedos.
  7. Não se pode dar uma massagem com as mãos secas, directamente sobre a pele. Para as massagens utilize óleos para massagens: ajudam as mãos a deslizarem mais facilmente e maximizem o efeito da massagem.
  8. O massagista deve ter as mãos bastante limpas lavando-as antes e depois da massagem.
  9. O massagista deve retirar anéis, pulseiras ou relógios para não magoar a pessoa a quem vai massagear e o cabelo (tanto do massagista como do paciente) deve estar sempre preso.
  10. Durante a massagem deve colocar música de fundo, relaxante e tranquila, já que beneficia o relaxamento e o bem-estar da pessoa à qual se está realizando a massagem.
  11. O massagista deve aquecer (antes de proceder à massagem) e potenciar a flexibilidade da mão e do pulso mediante exercícios, para evitar lesões.
  12. A posição que deve adoptar o paciente durante a massagem deve ser bastante comoda para usufruir do maior relaxamento possível.
  13. A posição que deve adoptar o massagista durante a massagem deve ser bastante comoda para evitar o cansaço e as lesões musculares.
  14. Trabalhe os pequenos nódulos que encontra debaixo da pele. São zonas rígidas, tensas ou bloqueadas que, por vezes acumulam proeminências de fibras musculares.
  15. Deve ter em conta todas as situações nas quais não é conveniente aplicar uma massagem.
  16. Concentre-se quando realiza uma massagem, trate de captar a energia que provém do paciente nesse momento para transformá-la e torná-la benéfica para ele.
  17. Necessita praticar com bastante regularidade a massagem, para que as mãos se habituem aos movimentos e a captar qualquer anomalia da pele. Não desespere porque ao início é bastante difícil, pois assemelha-se a aprendizagem do piano. Prática, prática e mais prática.
´´Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.``

Buda